Certo dia, acessei meu blog e verifiquei o contador de visitas. Tinha um acréscimo de mais de 300 visitas em apenas um dia. Um espanto, realmente.
Mas por que tanto acesso assim? Pensei em erro, um bug (defeito de software) ou algo parecido. Fui conferir de perto o que havia acontecido. Entrei na parte de estatísticas no painel de edições e estava lá a resposta. O link do post que fala sobre a Dilma Rousseff, em que poderá pagar pensão à amante, havia sido citado por um outro Blog de bastante acesso, o Blog do Polibio Braga. O resultado foi um boom de acessos ocasionados por curiosos e perseguidores de noticias sensacionalistas. Só pode ser. O povo gosta de sacanagem mesmo. Safadeza, fofoca, putaria e violência.
São poucos os internautas que navegam na rede por algo útil. Não fiz pesquisa qualitativa, muito menos tenho acesso a dados que legitimem esta hipótese. É apenas a minha visão empírica dos fatos, que comprova o sucesso de programas televisivos e mídia impressa que exploram esse tipo de noticiabilidade. Segundo Antonio Hohlfeldt*, a noticiabilidade é a aptidão potencial de um fato para se tornar notícia, ou seja, um conjunto de requisitos que se exige de um acontecimento para que ele adquira existência enquanto noticia. (p. 208).
Aliás, é por aí que se elabora a maioria das pautas nos veículos de comunicação de massa. Um acontecimento, para se transformar em noticia, precisa preencher um conjunto de valores-notícia que são agrupados em algumas categorias. Uma dessas categorias é o sensacionalismo, o escândalo, o impactante, o fútil, a violência.
Alguns teóricos da comunicação estudam a Hipótese de Agenda ou Agenda Setting, que, de modo geral significa a influencia das mídias no agendamento a longo prazo de assuntos que farão parte do cotidiano da massa. Em outras palavras, os meios de comunicação são capazes de influenciar a massa, a longo prazo, sobre o que pensar e falar.
Mas existe, também, uma correlação entre a agenda da mídia e a do receptor. O “agendamento só ocorrerá de maneira eficiente quando houver um alto nível de percepção de relevância para o tema e, ao mesmo tempo, um grau de incerteza relativamente alto em relação ao domínio do mesmo, levando o receptor a buscar informar-se com maior intensidade a respeito daquele assunto” (Hohlfeldt, p.198-99). A mídia percebeu que sexo e sacanagem atraem um bom público. Dessa forma, o público receptor acaba por agendar a os meios. Daí se vê - como exemplo - o sucesso do filme Tropa de Elite, Cidade de Deus, programa do Ratinho e, a partir de agora, deste Blog.
O "Sacadeiras e Brincanagem" surgiu para expressar o que sinto e penso. Mas achei legal esse lance de ibope! Gostei de ver meu blog sendo acessado por muitas pessoas. E acho que descobri o sucesso: sacanagem e brincadeira. Em outras palavras: sexo, putaria, violência e otras cosas más.
HOHLFELDT. A. MARTINO, L.C.; FRANÇA, Vera V. Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. Vozes. Petrópolis, 2001.
Gostei da sua análise em demonstrar o potencial dos meios de massa em influenciar a população. E ai, na atual conjuntura política que vivenciamos, é notória uma reversão ao conservadorismo, no sentido do preconceito frente aos relacionamentos homossexuais. O objetivo é ressaltar a opção sexual da presidenciável Dilma Roussef com o intuito de "denegrir" a imagem da candidata, o que demonstra como a sociedade brasileira ainda é extremamente conservadora e reacionária. Lamentável...
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