09 junho 2010

Favor, identifique-se

Hoje aconteceu algo um tanto desagradável. Aliás, foi mais um episódio desagradável.

Sou o sub-síndico do Edifício onde funciona a sede da empresa em que trabalho, localizado no coração de Copacabana – na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, entre a Santa Clara e a Figueiredo Magalhães – e algumas vezes tenho que me deparar com casos complicados.

Por questões de segurança adotamos procedimentos preventivos de controle de circulação de pessoas no prédio. O controle é simples e muito comum nos principais edifícios comerciais espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Pedimos a identificação do individuo e informação de destino, ou seja, qual a sala e andar que ele visitará. O fato é que existem pessoas que acham isso uma inconveniência, falta de respeito, absurdo, etc.

Mas que absurdo tem nisso? Será petulância exigir identificação para garantir a própria segurança?

Hoje um jovem senhor, bem vestido, de boa aparência causou um tumulto na portaria por ser solicitada a sua identificação. Mas não foi uma discussãozinha não, foi uma tormenta sem fim, com direito a ameaça e agressões verbais. A nossa secretária, coitada, esbaforida, entrou em contato comigo e lá fui eu – tentar - amenizar o conflito. Adotei a técnica de não discutir e sempre, mas sempre ouvir. Deixei ele falar, espernear, gastar todos os seus argumentos até cansar e não ter mais o que reclamar. Nada feito! O cara não se convencia que o procedimento de segurança do edifício é o correto e que ele não era o único a passar por aquela situação. Chegou até falar em racismo. Que se fosse de outra cor chamaria a polícia para nos autuar. Pensei eu: mas que idiota! Quem está sendo racista é ele por falar estas asneiras. Contive-me como um bom ouvinte até deixá-lo mais calmo. Mais calmo, mas não convencido.

Ora... será que as pessoas não tem o mínimo de bom senso? Claro que a maioria acata o procedimento, não são todos os fracos de espírito, mas o que impressiona é o perfil desse tipo de gente. Sempre os que tumultuam são os engravatados e as de salto alto! A educação e a elegância parecem que ficam apenas na aparência. Vai entender...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM SOU

Minha foto
Rio de Janeiro, R.J., Brazil
Profissional de comunicação e administração. Músico percussionista. Sambista de alma e religião. Ator de teatro e televisão. Amante da arte. Fã de esportes radicais.